Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
O sábado (24) foi marcado pela abertura dos portões da 47ª Expointer no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Desde o início da semana o local já recebia visitantes de diversas regiões do Brasil e do mundo. A feira que ocorre até 1º de setembro oferece uma programação com shows musicais, julgamento de animais, atrações culturais e o tradicional torneio do Freio de Ouro.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O primeiro dia do evento começou às 8h, no Portão 2, com a abertura oficial dos portões, marcada pela apresentação de uma banda alemã, seguida por um café de cambona oferecido ao público. Além disso, em frente à casa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), os visitantes puderam conferir apresentações de danças folclóricas.
Nas pistas do parque, ocorreram os julgamentos e provas, nas categorias adulto e infantil, que começam pela manhã e se estendem até o final da tarde. Nos estandes, teve palestras e workshops.
À tarde, em homenagem aos 100 anos do payador e poeta gaúcho Jayme Caetano Braun, foi apresentado o show Jayme Caetano Braun – Um século de arte, no palco principal da Expointer.
Para encerrar o primeiro dia da Expointer 2024, o espetáculo Ópera Gaúcha, na Pista Central do parque, com a participação de diversos artistas gaúchos e apresentações de dança, música e declamação. A noite termina com o Festival Sou do Sul e o show da cantora Luísa Sonza, na Pista dos Cavalos Crioulos, a partir das 21h.
Confira a programação para os próximos dias aqui.
Representantes da região
Mais de 230 animais saíram da Região Central em direção ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Os representantes de 15 municípios da região, entre eles Santa Maria, participam de julgamentos e provas, mesmo após as fortes chuvas de abril e maio. São ovelhas, bovinos e cavalos preparados para as avaliações.
O levantamento da Emater/RS-Ascar, responsável da Região Central, indica perdas nas criações e severos impactos no solo após as chuvas. Por consequência, a alimentação dos animais foi alterada. Isso se repetiu em outras regiões afetadas. Apesar disso, o número de animais inscritos não sofreu grande alteração. No total, 3.454 animais participarão da Expointer neste ano, o que é 25 a menos em comparação a 2023.
*Com informações do governo do Estado.